top of page

NOSSA HISTÓRIA

Onde você estava em 17 de dezembro de 2011 às 10h da manhã? Difícil lembrar, não é mesmo? Não para o grupo de professores que esteve presente na Assembleia de Fundação do SindProSBO fazendo história! “Todo ponto de vista é a vista de um ponto”, nesta perspectiva, segue-se relatos de lembranças, ainda que esparsas após tanto tempo, de alguns acontecimentos que marcaram a história de luta e construção da identidade dos professores municipais de Santa Bárbara d'Oeste.

Essa narrativa inicia-se no ano 1999 com a posse da primeira turma de professores de ensino fundamental da rede municipal de Santa Bárbara d'Oeste, ano em que alguns desses professores recém-ingressados tomaram conhecimento do projeto de Elaboração do Estatuto do Magistério, que estava em tramitação na Câmara Municipal, e uniram-se ao grupo de professores de educação infantil que buscavam serem ouvidos nesta elaboração, com o propósito de juntos terem seus direitos considerados.

Neste período, conseguir participar, ainda que um pouco, foi difícil, mas através da união dos professores alguns avanços foram alcançados: faltas abonadas, licença profilática, retirada da função do professor do recreio dirigido, os cargos pedagógicos e de supervisão previam que deveriam ser ocupados por professores da própria rede e conquistou-se o direito da comunidade escolar participar da escolha de seus dirigentes através do voto.

A partir de então, a fim de que o direito coletivo tivesse voz sempre que necessário, professores se reuniam em pequenos grupos, fosse para participar de comissões de Remoção, para exigir a regulamentação da progressão de carreira ou mesmo para que as eleições para dirigentes escolares previstas na Lei ocorressem de fato. Após os vários ajuntamentos e movimentos que ocorreram de maneira “isolada”, em 2008 os professores municipais  se organizaram e participaram do 1º Encontro de Educadores de Santa Bárbara d'Oeste com o objetivo de elaborar um documento que mapeasse as necessidades da educação barbarense, juntamente com reivindicações ao governo que assumiria a partir de 1º janeiro de 2009.

Em 2009, formaram-se comissões para contribuir com a Reformulação do Estatuto do Magistério, o que veio a ser posteriormente a Lei 69, com a qual, apesar das dificuldades, algumas conquistas foram alcançadas: ingresso de professores especialistas de Arte, Educação Física e Inglês, criação do horário de estudos (HTPI), permissão de acúmulo de classe, previsão de coordenação pedagógica nas escolas, concessão de licença com remuneração, regulamentação para a promoção vertical e horizontal, aumento da porcentagem da remuneração de Licenciatura e pós-graduação, institucionalização da participação de professores em comissões e outros.

Porém, desapontamentos na implantação do Plano — como a retirada das coordenadoras das escolas, suspensão do pagamento do dissídio de 2009 e outras sequências de acontecimentos no município — levaram os professores municipais a refletir sobre a necessidade de continuar pensando e fazendo educação, não mais se reunindo esporadicamente para ter seus direitos respeitados e preservados, mas sim institucionalmente como trabalhadores organizados em um sindicato de categoria diferenciada, assim como ocorria em vários outros municípios. Um sindicato que compreendesse, acolhesse, representasse e lutasse pela classe.

Atendendo esse anseio, no domingo, 17 de dezembro de 2011, no salão da Igreja Imaculada, contando com a presença de um grande número de professores da rede Municipal, ocorreu a Assembleia de fundação do SindProSBO (Sindicato dos Professores de Santa Bárbara d'Oeste) sintetizando essa trajetória de engajamento. Uma categoria que sempre lutou pela qualidade da educação no município e que entende que essa qualidade passa necessariamente pela participação, valorização dos professores e melhoria nas condições de trabalho. De lá para cá, é uma outra história... que foi e é escrita dia a dia... com sua participação ou omissão... Engaje-se!

Orgulhe-se em fazer parte da história da educação municipal de Santa Bárbara d'Oeste.

Eliane Sanderléia Ferreira Godoi
Cofundadora do SindProSBO

SindProSBO

Atendimento de Segunda à Sexta das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00

Rua Quintino Cardozo Ribeiro, 42, Vila Betica - Santa Bárbara d'Oeste - SP | CEP: 13450-320

WhatsApp: (19) 99183-7919
Telefone: (19) 3629-2887
E-mail: sindprosbo@sindprosbo.com

©2023 por SindProSBO

bottom of page